Dr. Aristides de Sousa Mendes
Durante o Jantar de Gala pelo 39º aniversário da "Revolução dos Cravos" organizado pela Associação Cultural 25 de Abril de Toronto, realizado no passado dia 27 de Abril, nas instalações do Europa Catering, foi entregue ao vereador Joe Mihevc, do Bairro 21, St. Paul West, da Cidade de Toronto, uma placa em bronze, do tamanho de 2x3 pés, a fim de ser colocada no monumento dedicado àquele valoroso e humanista e diplomata português que em vida se chamou Aristides de Sousa Mendes. O supracitado monumento será construído num jardim publico, conhecido por Arlington Parkette, localizado ao norte da Vaughan Road e próximo da Oakwood Ave, cujo local entrará em breve em extensas obras para ser convertido num jardim/recreio (Playground) para crianças.
A Associação Cultural 25 de Abril teve de imediato o apoio do Joe Mihevc, desde a primeira hora em que aquele autarca foi contactado pelos membros daquela Associação e, sensibilizado pelo gesto humanista de Aristides de Sousa Mendes, a fim de se localizar um possível espaço publico, nesta nossa cidade, para honrar a obra daquele diplomata português.
Muitos cidadãos portugueses e não só desconhecem ainda que aquele diplomata português salvou do cativeiro e tortura nos campos de concentração Nazis, e duma possível morte certa, milhares de refugiados muitos deles judeus.
Tal como a cidade de Montreal, que tem já um Parque Infantil com o nome deste nosso compatriota e herói, é agora a vez de Toronto de vir a ter também uma parte do seu património dedicado a Sousa Mendes que não só engrandece a ação humanitária daquele então Cônsul-Geral de Portugal da cidade francesa de Bordeaux como também a Comunidade Lusa aqui radicada que muito se orgulha deste seu desventurado mas nobre e bem-amado compatriota.
Segundo o vereador Joe Mihevc as obras estarão terminadas em menos de seis meses e aquele espaço de lazer será inaugurado precisamente no dia 20 de Outubro pelas 14 horas.
Não queríamos deixar passar em branco a outra ajuda, esta monetariamente, para a aquisição e gravação da placa de bronze que irá identificar o monumento naquele jardim/recreio. Referimo-nos à Liuna, Local 183, ao seu Conselho Administrativo liderado pelo luso-canadiano, o Jack Oliveira. Sem a ajuda deste sindicato, um dos maiores e prestigiosos do Norte da América, não seria possível seguirmos em frente com este projecto. Para todos eles, a Local 183 e, obviamente, a todos os seus membros, ficamos imensamente gratos e devedores.
Não queríamos avançar sem deixarmos uma menção de agradecimento ao incansável vereador Joe Mihevc juntamente com os elementos directivos da AC25A de Toronto pelo esforço e dedicação a esta causa.
A Comunidade Lusa aprecia e orgulha-se do sacrifício de todos estes voluntarios. Gostaríamos de acrescentar os nomes da Casa da Madeira, Casa dos Açores do Ontário, Sport Club Angrense, Sport Club Lusitânia de Toronto, Arsenal do Minho de Toronto e outros possivelmente omitidos involuntariamente dando também lugar de destaque ao nosso Cônsul-Geral de Portugal, Júlio Vilela, pelo apoio de secundar este projeto da Associação Cultural 25 de Abril de Toronto. Um abração e um muito obrigado para todos eles.
Inserimos neste espaço o desenho da placa doada, naquele evento, à Câmara Municipal de Toronto. É um hino à tolerância e ao respeito pelos direitos humanos que nos ensina que as ordens que venham a violar e a desrespeitar esses direitos não são admissíveis e serão simplesmente ignoradas. Foi isto que o Dr. Aristides de Sousa Mendes fez. Ignorou as ordens recebidas e com essa atitude salvou tanta gente.
God Bless You, Aristides de Sousa Mendes!
Voltar para Crónicas e Artigos |